AERA - Associação dos Esportes Radicais de Aquiraz

04-12-2010 00:00

 

AERA        

ONDAS QUE REALIZAM SONHOS

  

Reportagem realizada pelo Diário do Nordeste 04/12/2010

https://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=749725

Voluntários: por uma boa causa, atletas ensinam a criançada a aprenderem a surfar nas "ondas quentes" da Prainha

 

12/3/2010
 

AERA realiza trabalho voluntário com crianças de Aquiraz, que aprendem modalidades de esporte de ação

A praia está sempre ali perto. O barulho das ondas faz parte da rotina. Ao contrário dos grandes centros urbanos onde buzinas disputam com ´trios elétricos ambulantes´ o título de quem incomoda mais, na Prainha, a melodia do vento soprando nas palhas dos coqueiros e das ondas quebrando na praia, literalmente, é o som ambiente.

O garoto vê o mar, olha o surfista deslizar nas ondas, o turista veleja de kitesurf e sonha com o dia em que terá a oportunidade de dar vazão a incontrolável vontade de fazer aquilo também.

AERA

Entretanto, na Prainha, um grupo de amigos resolveu arregaçar as mangas e correr atrás de proporcionar tal oportunidade com a qual muitas crianças sonham. Reunidos, eles fundaram a AERA, Associação de Esportes Radicais de Aquiraz, onde, a partir do trabalho voluntário de atletas da comunidade e do apoio de empresários locais, mantém uma Escolinha que trabalha quatro modalidades de esportes de ação: Surf, Bodyboard, Kitesurf e Sandboard.

A iniciativa partiu dos pioneiros desses esportes que hoje, buscam modificar a realidade difícil de sua época. Realidade esta que insiste em se perpetuar atravessando gerações. Como nos explicou Kleber, Presidente da AERA: "Na nossa infância e adolescência, usávamos pedaços de madeira para surfar. Pranchas de verdade era uma realidade muito distante. Quando vemos os garotos doidos para surfar, ou andar de sandboard e não têm equipamentos, sabemos exatamente o que eles sentem. Por isso, lutamos tanto para adquirir os equipamentos e fazer com que eles possam ter a chance que nossa geração não teve", disse.

Com equipamentos conseguidos através de doações, muitas crianças e adolescentes estão deixando de ficar nas ruas (ou até mesmo em casa sem fazer nada), para praticar esportes radicais e experimentarem uma experiência única tendo a natureza como pano de fundo para suas aventuras.

O sentimento de se pegar uma onda, descer em uma duna e praticar kitesurf, é semelhante para todos os praticantes. Nessa hora, todos são iguais. Não tem rico ou pobre, menino ou menina, preto ou branco. Todos sentem a mesma emoção.

Emoção

Acredite, não pode existir sensação melhor do que estar apaixonado por um esporte e poder praticá-lo. Acertar uma manobra desencadeia uma sensação indescritível, como as próprias crianças relatavam.

Durante nossa visita, pudemos observar a empolgação com que os meninos e meninas se entregavam aos esportes. A vibração daquelas crianças era contagiante. Na maior parte do tempo, parecia até que nem estávamos lá. Uns só queriam saber de pegar onda. Outros, não largavam o kitesurf. E ainda tinha a turma do sandboard, que queria mesmo era surfar nas dunas.

"É muito gratificante ter a oportunidade de desenvolver esse tipo de atividade. Quem acha que não se ganha nada fazendo trabalho voluntário está muito enganado. Não há dinheiro no mundo que pague a emoção de ensinar uma criança a surfar e ver seu sorriso depois que ela pega a sua primeira onda. Isso sim, não tem preço", disse Glauber, instrutor de bodyboard.

Se, mesmo por um breve instante, pararmos para pensar que muitos dos problemas que assolavam apenas as grandes metrópoles, hoje, fazem parte da realidade de qualquer comunidade, teremos noção da importância que esse tipo de iniciativa tem para nossa sociedade. Quando estão praticando esportes, as crianças se distanciam das drogas, do ócio, da exploração sexual, e de muitos outros fantasmas que assombram todas as famílias brasileiras.

O resultado dessa intervenção é a germinação da semente da conscientização na vida dessas crianças. É o nascimento de um cidadão mais consciente quanto à importância da preservação do meio ambiente para o futuro de todos. De uma pessoa que não aceita a pura e simples ignorância do não conhecimento como justificativa para a degradação ambiental, atualmente, tão natural em nossa sociedade, como tomar um picolé e jogar o palito na praia.

Saiba mais

Sede

Aquiraz é um município da zona metropolitana de Fortaleza famoso por seu artesanato com influência indígena. E tem buscado, ao longo dos últimos anos, fomentar o turismo como pilar para a sua economia

Consciência
O nível de consciência ambiental dos alunos do AERA é impressionante. Desde os menores aos mais experientes, o cuidado com a limpeza da praia, a preocupação em recolher o lixo que outros haviam deixado, é de dar inveja a muito educador ambiental

Mais conteúdo

Acesse o www.diariodonordeste.com.br e confira no Blog Manobra Radical todas as fotos produzidas por Alex Costa para essa reportagem

NA PRAINHA
Projeto da AERA leva sociabilização à comunidade


O que os voluntários da AERA estão fazendo é muito mais do que simplesmente oferecer uma alternativa de lazer para as crianças da Prainha.

Eles estão promovendo a socialização, o respeito, o fortalecimento da autoestima, o cuidado consigo, com o outro e com o meio ambiente em que todos vivem. Assim como diversas outras escolinhas, a AERA não está contribuindo apenas com a retirada das crianças das ruas. Está ajudando a tornar o mundo um lugar melhor para todos vivermos, a partir da construção de conceitos e valores que estão se perdendo em nossa sociedade.

Em um país onde pra tudo se pode dar um ´jeitinho´ e num estado onde se cresce aprendendo a ´jogar no mato´ o lixo, ao invés de depositá-lo na lixeira, ações dessa natureza são dignas de aplausos e reconhecimento.

É claro que existem deficiências. Mas não resta dúvida que essas crianças estão se preparando para mudar a sociedade. Ainda existe um longo caminho a ser trilhado, mas quem está levando as lições de vida dos esportes para os mais carentes está fazendo a sua parte.

Temos certeza de que ainda vamos ouvir falar muito dessa turma que escolheu os esportes radicais como alternativa para dar a sua contribuição em busca de uma sociedade mais justa. Esperamos ansiosos o dia de voltarmos a Aquiraz para documentar a mudança e mostrar os frutos gerados por esse bonito trabalho. Parabéns a todos os atletas voluntários e empresários que participam e contribuem de alguma forma com esse projeto que está promovendo, na vida de muitas crianças, uma mudança radical.